quarta-feira, 1 de abril de 2009

"O falcão de malta" e outras coisas


Como prometi, vou falar no meu blog de várias leituras e já me tinha referido ao meu interesse pela literatura policial, por isso, sei que não vão estranahar se volto hoje ao "Falcão de Malta" que foi dos meus preferidos ao longo dos tempos.
Li-o em muitas línguas (bem, não exageremos...) porque não resistia a comprá-lo assim que o via e, como vivi em vários sítios, com línguas diferentes, fui fazendo uma colecção.

Mas a capa mais fantástica é, sem dúvida, a do volumezinho da Colecção Vampiro.
"O Falcão de Malta" foi o primeiro livro de Dashiell Hammett a ser publicado nesta colecção. Seguiu-se "A chave de vidro" (The Glass Key), "Estranha maldição" (The Dain curse) e, mais tarde, "O homem sombra" (The thin man).
A capa do "Falcão" da Vampiro foi feita por um dos bons capistas da altura (juntamente com Lima de Freitas), Cândido Costa Pinto, e nela vê-se a estátua do pequeno falcão azul, cheio de arabescos desenhados, as asas fechadas, e as garras pousadas sobre um pequeno pedestal que tem esculpida a estrela de seis pontas, a estrela de David.
Ao lado direito, o perfil de uma mulher de cabelos avermelhados cujos olhos fixam uma estrela vermelha de muitos bicos, que se reflecte no peito do falcão, e a cabeça de um homem, numa corrente de um rio com fumos azulados (muito provavelmente, Sam Spade, o herói -ou anti-herói?- das histórias de Hammett, que tão bem Humphrey Bogart ).
Não tem data de saída da edição portuguesa, com autorização da Editora Globo, Porto Alegre, Brasil...
Mas devo dizer que descobri, há pouco, na internet a nova edição do "Falcão de Malta"-publicado por uma editora nova (o Quinto Selo, www.oquintoseloedicoes.pt) e que tem uma capa muito sugestiva! Vão ver se o encontram!
E, melhor ainda, "prometem" publicar mais do autor: assinalam já "A maldição dos Dain" para breve. Um dia falarei mais destes fantásticos livros e do grande escritor que é Dashiel Hammett (com Raymond Chandler, um dos meus preferidos...)
Por curiosidade, juntei também, a capa da edição francesa da colecção Carré Noir.

1 comentário:

  1. OLÁ Dona Maria João obrigada pelo convite.
    li e li,,,, sem me cansar adorei ...
    é sempre bom ler uma BOA história e tb ser a 1ªa ser "seguidora".
    BJS
    INÊS REBELO

    ResponderEliminar