domingo, 28 de fevereiro de 2010

O observador de Cormorans de Sunderland...


Há dias em que o céu baixo pesa...

Como diz Cesário Verde:

"O céu parece baixo e de neblina,/

O gás extravasado enjoa-me, perturba;/

E os edifícios, com as chaminés, e a turba,/

Toldam-se de uma cor monótona, londrina...

Ou como Jacques Brel, falando do "seu" Plat Pays (“avec un ciel si bas/qu’un canal s'est pendu...”).

Sente-se a cabeça vazia e parece-nos ecoar lá dentro, ao fundo, a canção da Billie Holiday, “Gloomy Sunday”.

Gloomy Sunday" foi uma canção famosa criada por um pianista e compositor húngaro -Rezső Seress em 1933- para um poema escrito por um poeta húngaro -László Jávor - e a canção fala da morte de alguém e do desejo de morrer.

A canção "Gloomy Sunday" ficou associada a Billie Holiday, cuja versão é de 1941. Parece que a canção fez suicidar dezenas. Acabou por ser proibida na rádio, na América.
O próprio pianista-compositor mata-se em 1968...
Um horror! Quando olhamos em volta e vemos os outros baixar os braços, caindo no pessimismo...
Nesses dias penso que mais vale é irem ler o “Observador de cacaróis”, da Patricia Highsmith para animar! Isso sim que é mesmo horrível! Bom para masoquistas (que eu não sou!)
Eu sei que há sempre um céu azul detrás de todas as nuvens e nunca desisto de o procurar.

E há mar e rios e sóis noutras paragens.

Foi a pensar nisto tudo que me veio à mente um outro observador:

"O Observador dos cormorans de Sunderland"!
E aqui venho falar desses Cormorans Grandes/ os corvos marinhos/ the sea ravens etc...
"São os vizinhos do lado de lá do Sunder", diz o observador do alto do seu poiso.
Um pouco de história dos Cormorans:
Cormorans (Corvos marinhos) ou Shags (Corvos marinhos cristados) são os nomes de duas espécies de um família encontrada na Inglaterra, os Phalacrocorax carbo (hoje chamados, pelos ornitologistas, Grandes Cormorants) e os Phalacrocorax aristotelis (os Corvos marinhos cristados, com uma crista no alto da cabeça).
Ambas as espécies descobertas por marinheiros e outros exploradores de língua inglesa noutras partes do mundo foram chamadas (em inglês...) Cormorants ou Shags para os diferenciar.
Em algumas localidades da China, como en Guilin, nas margeans do rio Lijiang ou no lago Erhai, emprega-se ao corvo marinho para a pesca. Ata-se-lhe uma corda na parte inferior do pescoço de modo que possa capturarosn peixes, mais não enguli-los... Faz o ninho em grande parte das costas do Oceano Atlântico, sobretudo na Europa e Norte de África.
O corvo marinho é um pássaro negro com cerca de 77-94 cm de comprimento e 121-149 cm de asas abertas. Tem um pescoço alto e a garganta amarela os adultos têm plumas brancas nas patas. Voa agitando as longas asas num voo estável, às vezes planando. É característica a sua silhueta de voo em forma de aspa.
Vivam os observadores de Cormorants!
Os outros que se queixam sem razão...mais vale irem ler "O observador de caracóis..."

Dedico este post ao observador do "arquivo fotográfico" e ao meu "colega" e amigo do blog "Trepadeira" outro grande observador da beleza!...


(*) Um pouco mais sobre o compositor Rezsó Seress:

Nascido em 3 Novembro de 1889, morre em 11 de Janeiro de 1968 cujo nome era originalmente Spitzer foi um pianista húngaro (nicknamed Rudi). Contrariamente ao que dizem alguns websites nunca esteve em Paris e viveu a maior da vida pobremente, em Budapeste.

Sendo Judeu, foi levado pelos nazis para um campo de concentração durante a segunda Guerra Mundial. Sobreviveu e entre momentos de emprego precário em teatros e em circos -onde foi trapezista- e de desemprego, acabou por se dedicar a escrever canções e a cantar, depois de um acidente.

Aprendeu a tocar piano com uma só mão, depois disso. Compôs muitas canções de sucesso.

Suicida-se em 1968.
(**) Sobre László Jávor só encontrei isto na wikipedia:
"It was a Hungarian poet who wrote the poem that was the basis for the jazz standard
Gloomy Sunday, composed by Rezső Seress, later also notably recorded by Billie Holliday."

7 comentários:

  1. saudações e vida longa e prospera. Amante do clássico e lírico, além do jazz como paixão, não havia deparado com esse compositor Rezső Seress e sua obra. Trágica e amarguravel sua trajetória bem como esta magnífica composição que a conheço na voz de Billie Holiday, a dama do jazz. Obrigado por mostrar esse grande compositor e fica na paz.

    ResponderEliminar
  2. Sentir-se identificado com o que se lê,pode ser um dos grandes prazeres da leitura,e isso foi o que me aconteceu com a sua infancia,que tanto se parece à minha.Escreve com frescura e sossêgo,nota-se que a beleza das coisas a emociona de verdade,e que há pessoas que lhe chegam muito dentro.Oxalá que esse "combóio da noite"continue a transportar algum sônho e que nunca deixe de confiar que "há sempre um céu azul detrás de todas as nuvens".Beijinhos,Maria

    ResponderEliminar
  3. Minha cara amiga

    Deixou-me sem palavras.
    Nem tenho como agradecer.
    Por aqui também aparece o Corvo-marinho-de-faces-brancas "Phalacrocorax carbo".Já conseguimos fotografá-lo várias vezes,sempre em vôo.
    Esta ave tem uma particularidade interessante,manchas brancas nas coxas na época do acasalamento.
    Sobrevoa o Mondego quase até à nascente.
    Agora,que parece ter terminado a época de fuzilamento autorizado dos animais,vou ver o que consigo fotografar para oferecer ao Falcão de Jade.
    Agradecido.
    Cordiais saudações,
    mário

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigada, amigo Trepadeira pelas palavras. Era merecida a "dedicatória". O seu blog é um prazer para a alama.
    Fico à espera...
    o falcão de jade

    ResponderEliminar
  5. Fico feliz por sentir que se identifica com as minhas histórias e "escolhas". tenho várias histórias "da noite" que espero publicar um dia. Umas já aqui estão. E é fantástico o que aprendi com essa gente "da noite", os meus alunos adultos que vinham estudar,saídos (as) do trabaho, estoirados e ainda "se encantavam" com a poesia de Cesário,com Pessoa... muitas vezes nem sei como!
    Obrigada amiga!
    falcão
    Ainda bem que alguém percebe como é bom acreditar nos outros! A todo o custo

    ResponderEliminar
  6. Borboleta da noite, amigo! Foi bom poder ensinar-lhe alguma coisa...de música!
    Fico a espera desse tal album.
    Tudo de bom para si!

    ResponderEliminar
  7. Os primeiros cormoran que observei foi em Essaouira, Marrocos... É um pássaro fabuloso! E ficavam bem naquela cidade maravilhosa...

    Manuel Poppe

    ResponderEliminar