segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Serge Reggiani o romântico cantor francês e a nostalgia: "Madame Nostalgie" e "L'italien"

O actor de "Casque d'Or", onde contracena com uma Simone Signoret belíssima!
Parece que o clube dos românticos aumenta... Mais um comentário:
" Se ser sensível, atenta ao mundo e às belezas das coisas, presentes e passadas, é ser romântico, então já somos duas. Se há coisas horríveis neste mundo, também há coisas muito belas e, por vezes, esquecidas e invisíveis – a precisarem de ser resgatadas da invisibilidade e do esquecimento (como a história daquela sua amiga judia, com as marcas da História na pele).
O que mais me atrai no seu blogue é uma sensibilidade e um amor ao Outro/a e à Vida que torna vívido tudo o que “toca”. E são tantas as teclas!... Obrigada por tão generosa partilha!..."
(Pode pôr no blogue o comentário, se quiser…)
Lurdes










Serge Reggiani nasceu em Itália. Conhecem a canção "L'Italien"? Serge Reggiani, o romântico cantor francês, actor inesquecível..

Biografia:
Actor, cantor, poeta e pintor, Serge Reggiani nasce em Itália, a 2 de Maio de 1922, em Reggio Emilia.
Aos oito anos, nos anos tremendos de Mussolini, seguindo o pai, judeu e antifascista, abandona a Italia e transfere-se para França.
Em 1948 torna-se cidadão francês.

Em 1937 a sua vida muda, uma vez que consegue entrar no Conservatório das Artes Cinematográficas. Depois do diploma, começa a interptretar pequenos papéis em filmes, e no teatro, que lhe permitem ingressar em 1939 no prestigioso Conservatório Nacional das Artes Dramáticas.

O actor


Apesar de nunca atingir o top na sua carreira de actor, triunfou no teatro em 1959 com uma interpretação que ficou famosa na peça de Jean-Paul Sartre, Les Séquestrés d'Altona.

O seu temperamento dramático fá-lo ser amado pelos autores existencialistas.
Mas, progressivamente, vai-se afastando do teatro para se dedicar ao cinema.

Em 1959 começa a ser conhecido na radio pelo seu talento de cantor, iniciando a carreira musical.
Continua a interpretar papéis, que no entanto salvas raras excepções são secundários, que desempenha sempre na perfeição.

É um actor com uma presença inesquecível, apesar da discrição, e com uma dicção incomparável. A sua interpretação de Don Ciccio Tumeo, em "Il Gattopardo" (1963) de Visconti, é ainda hoje considerada perfeita. É o próprio realizador que insiste para que ele faça esse papel.

Era um intérprete sensível e preparado. Os seus personagens, reservados, românticos, melancólicos e humaníssimos, foram amados por quem viu os seus filmes.

O cantor e o músico

Na música começa a distinguir-se pela sensibilidade, calor e delicadeza com que interpreta as suas canções, mesmo as mais “duras”.

Em 1966 encontra George Moustaki, outro grande da canção francesa (judeu nascido na Grécia em 1934), e convence-o a escrever material para as suas canções. Trabalham juntos trocando letras, músicas e canções.

Sucessos como: Sara, Ma Liberté, Madame, Le petit garçon, Votre Fille a Vingt Ans, Ma Solitude, entre outras.

Em 1970 lança-se numa terceira carreira, publicando um volume de poesias.
Em 1990, depois do suicídio do filho Stephan, Reggiani abandona o espectáculo para curar a depressão e tratar a dependência do álcool.
Nos últimos anos da sua vida dedica-se à pintura.
Morre em Paris aos 82 anos, com uma paragem cardíaca.

Alguns filmes:
Le Voyageur de la Toussaint, 1942, de Louis Dacquin (tirado de um livro de George Simenon).

Em 1943, na Paris ocupada pelos alemães, obtém um papel de relevo em Evasion (1943), de Claude Autant-Lara.

A partir daqui terá papéis importantes em filmes de grandes realizadores, como Quand Paris dort (1946) de Marcel Carné, ou Casque d’Or (1952) de Jacques Becker, com Simone Signoret, ou no filme Tutti a casa (1960) de Luigi Comencini, com Alberto Sordi.










Espero que gostem...

4 comentários:

  1. Eis outra excelente escolha! Nos meus discos de vinil consta dois ou três Reggiani. Esta coisa dos CDs e a preguiça...
    Obrigada por o recordar!

    ResponderEliminar
  2. Não sei por quê, calculei que gostava...Ainda bem!

    ResponderEliminar
  3. Parabens! pelo trabalho! que o Deus do seu coração ilumine vc sempre!
    dom_morales@hotmail.com

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela mensagem dom morales! É um prazer encontrar quem goste deste fantástico actor e cantor!
    Abraço

    ResponderEliminar