sábado, 19 de junho de 2010

HELP! VÍRUS...

Pois foi assim... imagem do vírus netsky...



Confesso que, nestes últimos dias, tenho andado desnorteada...

Sim, foi isso que estão a pensar: o meu computador apanhou um vírus!

Traidor, enganador que fingiu ser outra coisa e entrou, como os Gregos das histórias de Homero, em Tróia, num cavalo!

Internético e tranquilo, apareceu -como um presente amigo- para me “salvar” de um hipotético vírus inimigo...
Inexistente...

Era um diabólico vírus, resistente a vários anti-vírus...

outra imagem de vírus...

Fechei o computador e deixei-o fechado, à espera de ajuda. Desorientada!

E “hospedei-me” eu, num computador amigo. Mas a situação de “hóspede” tem os seus “quês”, nem sempre é fácil.

Além disso, vivia na ansiedade de saber o que o vírus teria feito ou viria ainda a fazer!

Veio, inesperadamente, como nos filmes, um amigo, -o “observador de Sunderland” de que já falei- trazer-me ajuda.
Horas fechado com o vírus, numa luta sem quartel, depois dos anti-vírus “formatou” de novo o disco, mas o vírus resistiu...

Qual cavalo de Tróia, o vírus!
Muito pior: era uma verdadeira invasão de “marabunta” (*) -as célebres formigas vermelhas que vi num filme (**), há muitos anos, que tudo destroem à sua passagem...
Entraram pelos documentos dentro, atingindo tudo, contaminando cada coisa: escritos, imagens, fotos!

Conclusão: fiquei sem nada no computador!

Lá foram mais umas dezenas largas de fotografias (que tinham sobrevivido à outra história que contei aqui -"o caso do telemóvel embriagado"-, lembram-se?).

E muito do meu trabalho escrito e de “busca” pela internet, de fotos e de acontecimentos...

Resta-me a esperança da PEN, que, por sorte minha e dela, andava alheia, perdida em cima de uma mesa, talvez adivinhando vírus no ar...

Mesmo assim vai ser “revista” e “lavada” numa loja da especialidade.

Questão de segurança, não posso arriscar! Se não é que perco toda a minha “memória” da vida e da alma...

Depois conto o que aconteceu...
Mas já estou a trabalhar no meu computador outra vez! Vazio...

Aviso à navegação e aos amigos:
Não sejam parvos como eu: comprem (se calhar já têm...) um disco duro “back up”, para não terem o meu desgosto...!!

Esta é a imagem que encontrei -na net- da tal marabunta ou "formiga vermelha"! Assustadora, como vêem...


(*) "Marabunta" ou " Cleliomyrmex andicola" (Hymenoptera: formicidae: Ecitoninae) é uma formiga que vive nas selvas tropicais da América, debaixo da terra. De cor avermelhada e tamanho médio, com mandíbulas em forma de garra, e grandes espinhos, semelhantes a dentes, que permitem que se "agarre" às suas presas durante o ataque. As picadas são extremamente dolorosas, irritantes e paralisantes.É a única espécie de formiga que remove e consome carne dos vertebrados, como lagartos, serpentes e pássaros e até animais de maior porte, como o homem. Quando atacam em grupo, não há cultura, acampamento, plantação, ou mesmo gente... que resista!

(**) Tratava-se do filme "Marabunta" (que adorei!), de Byron Haskin, 1954, com a lindíssima Eleonor Parker e o "herói em estado bruto" Charlton Heston.

Título Original: The Naked Jungle

6 comentários:

  1. Isso è algo de verdadeiramente de-va-stan-te.
    Pois è como se uma peça de nos va desaparecer.
    Força e coraggio e tudo o meu apoio.

    ResponderEliminar
  2. Imagino a sua cara de desconsolo diante do computador sem nada dentro.Lamento que isso lhe tenha passado e espero que recupere muitas coisas na Pendrive.Não sei que antí-virus usa,o mais seguro é o de Microsoft,Security Essentials.E como de tudo se aprende,já sabe,um disco duro à mão e o backup uma vez no mês,que podem acontecer muitas coisas.
    E não sonhe com esses montros horrendos,frios e implacáveis.Não vale a pena!Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, amigas, pelo apoio!
    Tem toda a razão, Maria, foi mesmo um desconsolo. E não havia nada a fazer mesmo.
    Voltei ao ataque!!!
    E assim que puder, vou ver o que aconteceu à Pen (uso outra) e comprar o tal "backup"...Vou falar ao "observador de Sunderland" nesse anti-vírus... A ver se mo põe antes de partir de novo...

    ResponderEliminar
  4. Pois é minha amiga, a bebedeira do telemovel e agora o ataque desse monstruoso virus... é caso para dizer "que mais irá acontecer" a esses meios de comunicação que já fazem parte da familia...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. O Bill Gates já disponibiliza um óptimo antivírus com a vantagem de ser grátis e diariamente actualizado.

    http://www.microsoft.com/security_essentials/

    Experimente.

    MFonseca

    ResponderEliminar
  6. Obrigada, MFonseca, vou já tomar nota. Já me tinham falado disso...
    Casa roubada, trancas à porta... Mas é melhor do que novo "assalto"...

    ResponderEliminar