sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Boa música para o fim de semana: Lady Day e "You're my thrill"...






BilBillie Holiday ( Eleanora Fagan), cantora ( e compositora) de jazz, nasce a 7 de Abril 7 de 1915 em Filadélfia e morre em N.Y. em 17 de Julho de 1959)

Ainda Eleonora, em 1917, com dois anosJá Billie Holiday, em 1947, 20 anos depois...
Harlem, o Teatro Apolo, onde tantas vezes cantou

Chamada "Lady Day" pelo seu amigo e companheiro musical Lester Young, teve grande influência nos posteriores cantores de jazz e de pop music.
O seu estilo de voz, fortemente inspirado pelos instrumentalistas de jazz (em especial, Louis Amstrong), é pioneiro na nova maneira de organizar “letra” e “tempo.

Pessoalmente, digo que foi uma das minhas companhias durante anos e anos! Estava de facto em S. Tomé quando a minha filha me enviou várias cassettes dela, da Ella Fitzgerald e Sarah Vaughan -gravadas do CD, "Ladies do Jazz" que hoje tenho bem guardado....

E do Chet Baker! Para poder ouvir no rádio/gravador de pilhas, pois a electricidade ia embora de vez em quando...

Sentada, no mesmo canto do sofá, às escuras, passava horas com o meu cão Zac ao lado, ele sentado no outro canto, a olhar para mim...
Inesquecíveis momentos, inesquecível o meu cão Zac, o meu adorado, que foi morrer em Telavive e lá ficou enterrado no moshav dos nossos amigos Dany e Rina, embrulhado num pano africano do Gabão, de batik azul!

Recordações, não é?

Ainda me parece estar a ouvir a Milly gritar, no quintal: "Água secou, dôtôra, e energia foi embora..."

"Shadows are memories", como costumava ler na pequena escultura, na Rehov Lassalle."girassol", óleo de uma amiga telaviviana
Deixo-vos um blog onde muito podem aprender mais sobre a grande "Lady": "borboletas de jade".

E com boa música, a maravilhosa canção :"You're my thrill", de Jay Gorney e Sidney Clare...

Bom fim e semana, com Billie Holiday!



5 comentários:

  1. Feliz de quem tem memórias tão bonitas.
    Gosto de jazz, mas conheço pouco.
    Da Billie Holiday tenho alguns C.Ds. Gosto muito da voz dela.
    Bom fim de semana

    um abraço
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Saudações Mr. Falcão! Billie nos encanta com sua voz única e acolhedora de tantos lamentos e encontros e desencontros que cada alma passa na estepe da vida e não tem força de cantar. Mr. Lady é daquelas pérolas raras que só mesmo o tempo consegui esculpir com suas nefastas delicadeza e desmanchar quando assim o quiser. Muitas divas tentaram, tenta ou tentaram mas Billie sera única e insubstituível. Fique na paz.
    Mr. Butterfly

    ResponderEliminar
  3. Cara MJ Falcão,
    O canto de Billie simboliza a dor e o lamento dos negros norte-americanos. Simboliza a chaga da escravidão e do odioso racismo que durante décadas caracterizou a sociedade dos Estados Unidos.
    Sua interpretação de Strange Fruits é uma dos mais belos e pungentes relatos de quão tenebroso pode ser o racismo e o preconceito.
    Ela foi uma pioneira, se impôs perante gravadoras e donos de clubes, gravando e cantando apenas o que queria.
    Pena que a vida atribulada e o envolvimento com as drogas tenham abreviado sua carreira brilhante. Mas sua obra está muito bem documentada e, felizmente, podemos ouvi-la em toda a sua plenitude nos dias de hoje.
    Um fraterno abraço!

    ResponderEliminar
  4. Deixou um rastro de luz na obscuridade dos negros norte-americanos.
    Há dois anos, enquanto tinha uma classe de alunos no ultimo ano de liceu, estudei com eles "Strange fruit". O problema é que cada vez que escuto essa canção dá-me vontade de chorar e então é esforço enorme para reter as lágrimas.
    Obrigada por a escolha dessa grande artista e desculpe se só agora vim escutar. O meu computador teve um grande problema e fiquei sem ele mais de uma semana.

    ***
    Feliz fim de semana****

    ResponderEliminar