sábado, 23 de abril de 2011

O Dia Mundial Do Livro

Os Lusíadas, 1ª edição








O dia do livro deve ser "todos os dias"!


Todos os dias uma primavera do livro...


E devia ser possível que todos pudessem comprar livros, ou poder lê-los nas Bibliotecas de bairro.

Haver uma política em que o preço do livro fosse "defendido"!


Dar livros a ler às crianças, o mais cedo possível!


Sem livros, não há aprendizagem, nem cultura, nem humanidade, nem o prazer ...de ler!


Dizia Julien Green que "Um livro é uma janela pela qual nos evadimos" (frase citada em "viajar pela leitura").


Evasão é pouco porque o livro dá isso e muito mais...


Como apareceu esta "festa" do livro?


Encontrei na wikipedia (para algumas coisas é preciosa!)


O Dia Internacional do Livro teve a sua origem na Catalunha .


A data começou a ser celebrada em 7 de Outubro de 1926, na comemoração do nascimento de Miguel de Cervantes, o famoso escritor espanhol.

retrato de Cervantes, pelo pintor Jáuregui



No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de Abril, dia do falecimento de Cervantes.

Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituíu a data de 23 de Abril como o Dia Mundial do Livro, em virtude de a 23 de Abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e
William Shakespeare, o grande dramaturgo inglês."

William Shakespeare, por John Taylor




Aqui fica a informação. Tenho pena de não ver incluido o nosso Camões que tão pobre e abandonado morre. Que nem se sabe quando nasceu!




Luís de Camões, lendo Os Lusíadas, por António Carneiro


Os LUSÍADAS


Invocação


"E vós, Tágides minhas, pois criado

Tendes em mim um novo engenho ardente,

Se sempre em verso humilde celebrado

Foi de mim vosso rio alegremente,

Dai-me agora um som alto e sublimado,

Um estilo grandíloquo e corrente,

Porque de vossas águas, Febo ordene

Que não tenham inveja às de Hipocrene.


5


Dai-me uma fúria grande e sonorosa,

E não de agreste avena ou frauta ruda,

Mas de tuba canora e belicosa,

Que o peito acende e a cor ao gesto muda;

Dai-me igual canto aos feitos da famosa

Gente vossa, que a Marte tanto ajuda;

Que se espalhe e se cante no universo,

Se tão sublime preço cabe em verso."


Os Lusíadas, Canto I, 4,5






4 comentários:

  1. Minha querida Maria João e disso tenho a experiência.
    Como adoro ler, quando estava grávida da Ana por vezes lia em voz alta, para ela "ouvir". Depois de nascer, comprei livros de histórias infantis e todas as noites, lia uma pouco para ela. Havia um livro que ela adorava, e de volta e meia lá vinha "A Bela e o Monstro".
    Quando entrou para a primária, "sofri" pois a minha menina não gostava de ler, dava imensos erros e era um sacrifício fazer com que ela gostasse de ler. Para grande pena minha, só começou a ler melhor já no 3º ano e hoje em dia, não é capaz de estar mais de 5minutos com um livro. Compro vários para ver se ela se entusiasma e nada.
    Deve ser por eu "devorar" livros.
    O Diogo já puxa de um livro e quer ouvir a história e comenta os desenhos, pode ser que ele seja um grande leitor como eu, eheheheh.

    ResponderEliminar
  2. Fazer dos livros, que são o alimento do espírito, um artigo de consumo só ao alcance dos que podem comprá-los, é uma triste vergonha para a sociedade.

    " Asiste à escola, desamparado!
    Persigue o saber, morto de frío!
    Empunha um livro, esfaimado! É uma arma!
    Estás chamado a ser un dirigente."

    (Bertolt Brecht)

    ResponderEliminar
  3. Olá amiga M. J. Falcão,
    Gostaria de convidar você e seus leitores para as comemorações do 2º aniversário do Jazz + Bossa + Baratos Outros (www.ericocordeiro.blogspot.com).
    Abração!

    ResponderEliminar
  4. MJ Falcão,
    Outro post muito bonito. O nosso Camões, os livros e as flores, Shakespeare e Cervantes e, por último, a escultura: tudo harmonioso.
    MJ Falcão posso dizer uma palavrinha à Carlota?
    Não desepere porque a Ana vai gostar de ler, pode ser tarde mas os livros acabarão por a conquistar. Já vi crianças com o mesmo problema, que não é problema, é uma questão de tempo.
    Beijinhos!:)

    ResponderEliminar