quinta-feira, 23 de junho de 2011

Recordando Marrocos, com a voz de Amina Alaoui, "Hija Mia" ( Andalo-Sefardic song )


Amina Alaoui, capa do CD "Alcantara" (O porto)

o último álbum de Amina Alaoui, "Arco-Iris"


Amina Alaoui É uma cantor marroquina, intérprete de música andaluza.

Comprei o único disco que tenho dela em Essaouira, numa bela tarde de Primavera. Essaouira é uma cidade de mar, onde existem muitos festivais de música no Verão. De música Gnaoua ou de música Andaluza.


Ouvia tocar estas canções, e lembro-me desta canção "Hija Mia"... numas férias que ali passei.

Essaouira ficava longe de Rabat, onde na altura vivia, mas era um passeio sempre agradável, costeando grande parte do mar, lindo, de Marrocos.

A costa desde Safi, El-Jadida e, mais abaixo, Essaouira, era magnífica!

Via-se logo o Torreão, as gaivotas enormes, de asas pesadas, em volta do porto.

As casas alcantiladas e brancas, o largo junto da muralha e a kasbah onde se ouvia constantemente esta canção.

Entrei na loja a saber o que era. Achei graça ao ver o título do CD, "Alcantara" (o porto...), e comprei-o.


Amina Alaoui nasceu em Fez, em 1964, numa família aristocrática. Aos 6 anos aprendeu a música clássica andaluza, com a própria família. Continuou a estudar piano e aprendeu também música clássica europeia com o director de orquestra Mohammed Abou Drar.


Entrada da Medina de Rabat

Continua a estudar para Rabat, primeiro no Liceu Descartes e depois no Conservatóriao Rabat (de 1979 a 1981), estudando com Ahmed Aydoun e Mohammed Ouassini.


Dedica-se também à dança clássica e moderna.


Mais tarde, dedica-se ao estudo de Filologia e de Linguística Árabe e Espanhola, na Universidade de Madrid e na de Granada.


Fez, El-Andalus


Enquanto estudava em Granada, procurou saber mais sobre a música árabe-Estuda a música andaluza e a música oriental e especializa-se na música clássica Andaluza, em especial na música Gharnati (do nome de Granada, em árabe (*).

Granada, El Allambra

De facto, Granada foi a última cidade - era o emirado de Granada- árabe (berbere?), na Península Ibérica a ser "reconquistada".

Cai em 1492 (Córdoba caíra em 1238, o Algarve em 1248), no tempo de Mohamadd XII, rendendo-se aos Reis Católicos, Fernando e Isabel.

Daí a influência que a música árabe deixou em Granada, do reino "Al Andalus" (a Península Ibérica)

F. Padilla, Rendição de Granada


Amina, em 1986, parte para Paris onde continua o estudos de música andaluza, agora com Rachid Guerbas e Ahmed Piro

Começa a sua carreira de cantora de música andaluza.

Canta em árabe, em espanhol, em persa clássico e em Haketia - língua dos judeus sefarditas de Marrocos, considerado o "ladino" ocidental (por oposição ao ladino oriental, a língua dos judeus sefarditas e orientais durante a diáspora sob o Império Ottomano), e misto de língua romance saída do espanhol antigo, com termos do hebraico, português, búlgaro, que se falou em Tetuão e Tânger.


A cidade de Tetuão, no oriente de MarrocosA cidade de Tânger, magnífica

4 comentários:

  1. Belas recordações!!
    Uma curiosidade. Parece que a mãe de Boabdil, O último rei mouro de Granada, dice ao filho após a sua rendição aos Reis Católicos: "chora como mulher o que não soubeste defender como homem"...

    Porta-te tu como uma mulher na quarta feira, e não como um homem, que são todos uns cagados quando veem uma agulha. O.K.?
    Muitos beijinhos, estaremos em contacto,espero.

    ResponderEliminar
  2. Maria, nem imagina a revolução que causou nas minhas aulas de dança com essa preciosidade. Amei Amina e vou atrás de transformá-la em dança. Obrigada.

    Todas mandam bjs.

    Cozinheira 4 - a dançarina

    ResponderEliminar
  3. Muito bonita esta música.

    Um beijinho
    Isabel

    ResponderEliminar
  4. Sou brasileira, mas tenho alma cigana, gosto de conhecer lugares novos, e me identifico muito com a música Andaluza. Me deliciei com a música e voz de Amina, e já estou me propondo a procurar CDs dela. Vou em abril/13 pra Marrocos, e a viagem de ida a partir de Madri, será terrestre, me dando assim oportunidade de conhecer melhor. Vou passar por Tanger, Fez, Quarzazate e por último Marrakesh, e fazendo o retorno de avião.
    Obrigada por este espaço, Bjjssss!

    ResponderEliminar