quarta-feira, 27 de julho de 2011

Lembrando Franz Liszt que teria 200 anos em Outubro...

monumento de homenagem a Liszt, em Bratislava








Em França uma série de comemorações estão previstas e Liszt faz parte da maioria dos programas dos festivais de Música de Verão.
retrato de Liszt por Pierre Petit, 1870




Em La Roque d’Anthéron, por exemplo, o festival Internacional de Piano apresenta em várias noites música de Liszt. http://www.festival-piano.com/
Em Montpellier acontecerão eventos semelhantes.

http://www.festivalradiofrancemontpellier.com/

Franz Liszt ( Liszt Ferencz, ou Liszt Ferenc )

Nasceu em 22 de Outubro de 1811 em Raiding, na Boémia (então, Hungria e hoje pertencente à Áustria) e morreu em 31 de Julho de 1886 em Bayreuth, na Alemanha.
Raiding, Áustria, que pertenceu ao Reino da Hungria no Império Habsbúrgico


Franz Liszt compositor, pianista, virtuoso, chefe de orquestra e professor...


O pai tocava piano, violino, violoncelo e guitarra. Esteve ao serviço do Príncipe húngaro Nicolau Esterházy e conheceu pessoalmente Haydn e Beethoven.

Com 6 anos Franz começou a ouvir o pai com atenção e mostrou interesse pela música.

O pai ensina-lhe piano quando tem 7 anos e aos 8 anos Franz Liszt compõe algumas músicas.


Aparece em concertos em Bratislava, com 9 anos (1920). Depois desses concertos um grupo de pessoas abastadas decidiu pagar-lhe os estudos no estrangeiro.


Há quem diga que foi o próprio Príncipe Esterházy, melómano, que disso se terá encarregado e fez com que fosse estudar para Viena.


Teve mestres como Carl Czerny e Antonio Salieri.


O primeiro concerto público em Viena realiza-se no dia 1 de Dezembro de 1822, no "Landständischer Saal," e foi uma grande successo.


Foi elogiado nos círculos aristocráticos austríacos e húngaros e encontrou Beethoven e Schubert.

Em 1823, o Príncipe não renova a licença para a estadia da família Liszt em Viena: o pai de Liszt viera trabalhar ali. O pai abandona então o serviço do prímcipe. Voltam à Hungria, e de novo a Viena, onde o pai morre.


Depois da morte do pai, Liszt parte com a mãe para Paris. Durante 5 anos viveram os dois num pequeno apartamento. Para ganhar dinheiro e sobreviverem teve de dar lições de piano e de composição. Andava quilómetros e habituou-se a voltar de madrugada e a não tirar o smoking, porque não tinha tempo de voltar a casa e mudar de fato...


Considerado pelos contemporâneos como o pianista com a técnica mais perfeita do seu tempo. Alguns pensavam que era o maior pianista até então. Era sem dúvida um grande virtuoso do piano.


Liszt pintado por Henri Lehman


Franz Liszt pintado pelo pintor alemão, Wilhelm Le Kulbach


Um dia Chopin escreve numa carta a um amigo (na biografia de Adam Zamoyski, intitulada "Chopin, Prince of the Romantics"p. 106):

"Estou a escrever mas confesso que nem sei o que a caneta vai rabiscando. Liszt está a tocar os Études e as ideias fogem-me da cabeça".


E acrescenta: "Quem me dera poder "roubar-lhe" o modo como toca os meus Études".


Foi igualmente compositor. Atrás de si deixou uma obra que influenciou os músicos vindouros do século XX. casa em Weimar onde Liszt viveu.

Algumas das suas mais notáveis contribuições são a invenção do poema sinfónico.

No fundo tratava-se de uma peça musical para orquestra, num único “movimento” no qual se inclui um poema, uma história ou romance, uma pintura, uma paisagem etc.

quadro de Wilhelm le Kulbach para "ilustrar" um poema sinfónico de Liszt


O termo foi usado pela 1ª vez referindo-se às 13 composições de Liszt deste género - baseadas em poemas de Victor Hugo, ou Lamartine entre outros.



quadro do pintor Josef Danhauser



No seu período em Paris, Liszt procura colmatar as falhas na sua educação e procura o contacto de escritores como Victor Hugo, Lamartine e Heinrich Heine. E trava relações de amizade com vários artistas.


Neste quadro de Joseph Danhauser, vemos um sarau musical.


Corre o ano de 1840 e a cena passa-se num salão de Paris. Liszt toca piano. A audiêncai aé constituída por escritores e músicos. Assim da esquerda para a direita temos: Alexandre Dumas, Victor Hugo, Georges Sand, Niccolo Paganini, Joachino Rossini e a amante de Liszt, a Condessa Marie d’Agoult, de quem vai ter três filhas.


Desenvolve também o conceito da transformação temática (thematic transformation) como parte das suas experiências na forma musical e na harmonia, trabalhando até 1885 num tratado da harmonia moderna.


Tratava-se de uma técnica na qual o leitmotiv -ou tema- se desenvolve alterando-o através de vários processos (transposição, modulação, inversão, etc). A técnica corresponde essencialmente a uma “variação”.

Foi o benfeitor de uma série de músicos do seu tempo os quasi, na sua enorme generosidade, ajudou: Saint-Saëns, Edvard Grieg, Berlioz e Alexander Borodin.

http://youtu.be/3WereFdCsII


Mais tarde volta à Áustria, onde vai viver longos anos. Conhece Wagner que virá a casar com uma das filhas de Franz Liszt, Cosima.

Vive na Alemanha, onde morre.


As obras de Liszt para piano estão normalmente divididas em dois tipos: as obras originais e as transcrições, paráfrases ou fantasias, trabalhos em que "interpreta" -variando- outros compositores.


Assim, no primeiro caso, temos obras como as Harmonies poétiques et religieuses (de Maio de 1833) e a Piano Sonata in B minor (de 1853).


partitura da Sonata para Piano em B menor



No segundo caso, temos as transcrições de Liszt a partir de canções de Schubert ou as suas “fantasias” e arranjos para piano de sinfonias de Berlioz ou Beethoven. Nada melhor do que ouvir este grande compositor.


http://youtu.be/nlDlc34cW1Q

Deixo-vos algumas músicas de Liszt tocadas por intérpretes famosos. O meu preferido é Horowitz...

http://youtu.be/ioilkO6drNc
http://youtu.be/McUQ7aj2E5g
http://youtu.be/uSGUkvIHXLw
http://youtu.be/CD0m9vfXadQ


Para quem quiser relacionar Chopin e Liszt (como eu...por isso fui procurar).

Chopin nasce em 1810 e Liszt em 1811. Mas Chopin morre 37 anos antes de Liszt...



1 comentário:

  1. Magnífica aula. Todos bons, não os ouço muito, porque me deixa mole. Gosto dos clássicos para a clínica pois acalma e já são 10 hs por dia.

    bjs
    Homeopatas

    ResponderEliminar