terça-feira, 22 de maio de 2012

O MONTE DOS VENDAVAIS NOS TEMPOS E NAS ARTES

Emil Bistram, "Trovoada"

"O Monte dos Vendavais", de Emily Brontë  foi "amado" e seguido, através dos tempos.
Lembrou-me a minha amiga do blogue "dona redonda" que a recente edição do livro se intitula "O Monte dos Ventos Uivantes" que me parece mais impressionante do que o anterior.


Correndo o risco de me repetir, não resisto a pôr mais umas imagens dos filmes que se fizeram sobre a magnífica e comovente e trágica história que Emily contou.


Foi levado ao écran várias vezes, a primeira das quais, em 1920, pelo realizador inglês A.V. Bramble de cujo filme não encontrei nenhuma imagem que pudesse deixar.
O mais famoso é com certeza o filme de William Wyler (1939), com Merle Oberon e Laurence Olivier e David Niven.
cena do filme de William Wyler


Em 1992, Peter Kosminsky realiza "O Monte dos Vendavais", com a actriz Juliette Binoche e Ralph Fiennes cuja banda sonora foi entregue ao compositor japonês, Ruychi Sakamoto.

Mais tarde, a BBC cria uma série que passa na televisão, em 1998.
Em 2009,  um filme aparece, realizado por Coky Giedroyc, outra série televisiva, igualmente na BBC. 

Em 2011 (a versão mais recente): a do realizador britânico, Andrea Arnold, que está nos cinemas mas ainda não vi. Andrea Arnold nasceu em 1961 e é o realizador de alguns filmes de sucesso como The Red Road. O filme tem uma aproximação diferente ao livro, talvez mais próxima, pois a figura de Heathcliff, o menino cigano recolhido pelo pai de Cathy, é um actor que tem uma cor de pele menos clara, o que não quer dizer nada pois os ciganos como os judeus, ou os árabes ou outros têm tipos físicos muito variados, ao contrário do que certas pessoas  julgam....




Este filme "Wuthering Heights" tem como actores Katya Scodelario e Oliver Milburn e James Howson, e foi apresentado no último Festival de Veneza.


Também na música, o livro teve os seus apaixonados.

Em 1978, Kate Bush inspirando-se no romance escreve uma canção com o mesmo título.
Nos versos ouvimos “falar” Catherine Earnshaw: ouvimos o seu pedido, que se repete pelo refrão da canção: “Let me in! I’m so cold!”
Belo, o solo final de guitarra tocado por Ian Baimson, do grupo “The Alan Parson Project” (grupo de rock progressivo inglês formado nos anos 70 por Alan Parson e Eric Woolfson.
David Gilmour, em 2006

A propósito, encontrei uma informação (wikipedia) referindo que há quem considere (erradamente, segundo outros) que este solo é de David Gilmour do grupo Pink Floyd, talvez por conhecerem a proximidade que havia entre a cantora e o guitarrista.
Pink Floyd


Mais algumas capas das edições portuguesa (traduzido como "O Monte dos Vendavais" na edição recente  da Presença, 2009, ou na edição de bolso da Europa-América, "O Monte dos Ventos Uivantes") e brasileira ("O Morro dos Ventos Uivantes")






Para saberem um pouco mais, deixo uns "links" úteis ou, apenas, interssantes.

1 comentário:

  1. Tanta coisa sobre um único livro. Tenho uma versão do Círculo de Leitores" O Monte dos Ventos Uivantes" e acho que tenho outra edição, mas não sei onde pára.
    É uma história muito bonita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar