domingo, 2 de dezembro de 2012

Georges Seurat nasceu há 153 anos!

Port Gravelines, 1890


domingo à tarde na "Jatte", 1888

Como é um dos meus pintores preferidos, tenho de assinalar a data do seu nascimento! Pouco importa há quantos anos nasceu, ou morreu: importa falar dele!
Tour Eiffel

Nasceu em Paris em 2 de Dezembro de 1859 e morreu em 29 de Março de 1891 e foi o pioneiro do "pontilhismo", movimento pictórico também chamado divisionismo.


O Circo, 1890-91
pormenor do quadro "Banhistas"

Aproveito par vos deixar alguns dos seus quadros...
O último quadro, O Circo, ficou inacabado. 

O Circo
pormenor do quadro
pormenor do quadro
outro pormenor, miniatura

Paul Signac, outro pintor pontilhista comprou-o. Depois vendeu-o a um americano com a condição de o deixar ao Museu do Louvre.
Hoje a obra de Seurat está toda no Musée d' Orsay.

5 comentários:

  1. Para mim "Domingo à tarde" é o mais bonito, dos quadros que aqui deixou. Mas todos são lindos.

    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é querida Isabel, este é lindo de cor e movimento! Eu acho que os "prefiro" todos...

      Eliminar
  2. És tão prolífica que não posso seguir o teu ritmo...
    Vi o Circo no museo d´Orsay, mas todas as obras dele não.
    Sabia a pouco lo que estava, igual que de Van Gogh, Monet, Renoir, Gauguin, Degas, Daumier, etc. Eu queria mais...
    Um beijinho grande, boa semana, quentinha.

    ResponderEliminar
  3. Maria João,
    Gosto muito de Seurat e de todos as telas que escolheu. O circo é fantástico o passeio também.
    Beijinho. :)

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida que são todos magníficos!!
    Talvez a minha preferência também vá para "domingo à tarde" e para "circo", mas gosto de todos.
    Boas escolhas. Bom gosto!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar