domingo, 30 de dezembro de 2012

Morreu uma grande Mulher, a cientista italiana Rita Levi Montalcini





Nascida em 22 de Abril de 1909, Rita Levi Montalcini, morreu hoje, com 103 anos, na sua casa de Roma - lúcida, ainda, e serena. 
Cansado,  talvez, o coração parou de bater.

Grande perda no mundo científico, “desapareceu uma das ícones da investigação italiana”, clamam em La Stampa.

Eu diria mais, grande perda para a Humanidade onde aqueles que se preocupam com os valores realmente “humanos”, que exigem a solidariedade, procuram a Ética vão desaparecendo perante a força de arrasto do interesse "pessoal" e fácil, do ganho e da indiferença!


Prémio Nobel da Medicina em 1986, toda a vida trabalhou nos bancos de laboratório, toda a vida se bateu igualmente pelo reconhecimento dos direitos da mulher, no seu empenho e na sua capacidade no mundo do trabalho. 

Antes dos anos 70 já ela militava no Movimento di Liberazione Femminile, lutando pela regulamentação do aborto, por exemplo.


Desde cedo, se especializou no estudo do sistema nervoso, e toda a vida se interessou pelo Homem e acreditou no futuro e na capacidade inovadoras do ser humano, como na igualdade entre homens e mulheres.

O seu contributo para a vida política e cultural da Itália e a sua capacidade invulgar de acreditar no mistério da vida com os olhos laicos e serenos de quem procura a verdade da razão, fazem dela uma figura única.” 
(Testemunho do Presidente da Câmara de Turim,  Piero Frassino, onde Levi Montalcini vivera  e onde recebera, em 1887, a cidadania honorária.)

Perseguida durante os tempos de Mussolini, devido à sua origem judaica, impedida de estudar, a sua luta foi sempre a favor da liberdade, do saber, do conhecimento, da ciência.

Diz o Salmo 39: “Com efeito, o homem passa como uma sombra; em vão se inquieta; amontoa tesouros e não sabe quem os levará”. (Salmo 39.6). 

Mas há pessoas que trazem com elas uma luz que nunca as deixa: esses não procuraram os bens  terrestres mas sim as conquistas da mente, não lhes interessa o corpo, mas aquilo a que os conduzia o espírito: a descoberta, a ciência, o conhecimento. 

Assim foi Rita Levi Montalcini. Como uma estrela mais, ela vai brilhar no céu, esta noite, ainda antes do ano acabar...

Sem comentários:

Enviar um comentário