sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

"New Age Music": ouvindo Suzanne Vega e "The long voyage" e outros!



a cantora irlandesa Enya

O movimento "New Age" apareceu nos anos 60 e 70 nos USA.  Ligados aos movimentos contestatários e de "contracultura", muitos são os artistas pelo mundo fora que se vão interessando pela Nova Era, ao longo do tempo, e por esse tipo de música.
capa do álbum de Enya (2000) A day without Rain

Kitaro

Desde o grego Vangelis, à irlandesa Enya (que pertencera aos Clannad), dos "Secret Garden" aos "Deep Forest".


Eric Mouquet, dos "Deep Forest"

Do japonês Kitaro à "Yellow Magic Orchestra" (onde participa Sakamoto) ao guitarrista inglês Mike Oldfield (nascido em 1953) ou à cantora e compositora  Suzanne Vega...
Suzanne Vega




Yellow Magic Orchestra

Mike Oldfield


Imagem New Age

teclado

"Yellow Magic Orchestra" (2008) com Haruomi Hosono, Yukihiro Takahashi e Ryuichi Skamoto

Próximo também de um movimento espiritual: Aquarium Age.New Age ou Nova Era, ou Space Music são variados os termos relacionados com este tipo de música - melodia suave, sons instrumentais (da harpa, ao teclado electrónico, à guitarra, ou à voz melodiosa- que pretende inspirar um mundo de harmonia e de paz interior.

O termo que servia para vários tipos de música  "Downtempo" género de música electrónica – ou cold music- ligada à chamada “música de ambiente” - com bateria e groves, ou instrumentos de cordas, e double bass.

Que procurava, através da meditação, do yoga e formas de espiritualidade, modos de controlar o stress, trazer um pouco de distensão e relax, aumentar a criatividade até, e criar um bom ambiente!
Viva a música New Age! Redescobrir a tranquilidade e paz de espírito a ouvir boa música é, sem dúvida, uma boa ideia!


2 comentários:

  1. Viva a música New Age!
    Gosto da música de Kitaro. Já coloquei no meu blogue.
    Um beijinho e bom sábado.

    ResponderEliminar
  2. Uma sintonia que idetifico muito bem, além de muitos usarem essa frequencia pra uso comercial, tanto musicos quando usuarios, fugindo totalmente do sentido paternalista "batendo na porta do séu em busca de paz" que todos deveriam procurar. Nomes como: Anuvida & Nik Tyndall, Kelly Howell, Deuter, Kamal, Amethystium, Terry Oldfield (irmão de Mike Oldfield), Corciolli entre outros, nos dão uma dimensão exata de um estado espiritual pleno e prospero de paz e harmonia. Para sair das chagas do ego, nada melhor que o uso do caminho da paz interior e a musica ajuda nessa jornada. Fique na paz e uma vezmais Namaste.

    ResponderEliminar