sábado, 28 de fevereiro de 2015

JAMES MASON, EM ASSIS…

Encontrei um postal de Assis, dentro de um livro que não abria há muitos anos. O postal é uma imagem dos frescos de San Francesco, de Giotto. Um São Francisco suave, a pregar aos passarinhos. Os frescos encontram-se na Basílisa do mesmo nome.
o postal ...

No verso do postal, descobri uma assinatura: a de James Mason! Autógrafo que lhe pedi, em 1984, numa passagem por Assis. Estávamos a almoçar num restaurante agradável (come-se muito bem em toda a Úmbria e, em especial, em Assis...) e reconheci o actor. 
Julgava-me tímida, mas a verdade é que me levantei e, sem pensar, lhe fui pedir "um autógrafo", nas costas do postal. E lá está: "For Maria. Auguri! James Mason". E, entretanto, passaram 30 anos...


Assis devia estar linda, com a vista lá do alto sobre a planície e o céu muito azul. Estávamos em Março. 
Assis é uma das cidades que eu mais adorava em Itália. 

Visitávamo-la inúmeras vezes. Ir ver a Basílica (aliás, as duas basílicas: a superior e a inferior!) era um passeio encantador sempre . Porque o campo da província da Úmbria é muito bonito. E as casas e as igrejas têm uma cor especial - a pedra, naquela região, é muito branca.
Lembro-me de ver, na Basílica inferior, um Cristo Agonizante, de Cimabue incrível de sofrimento. E uma Virgem com Anjos e Santo, doce e dourada, do mesmo pintor. Com um São Francisco um pouco afastado, na sua (escolhida) simplicidade. 
E um quadro do "Maestro di San Francesco" (anónimo) com o sermão de São Francisco aos passarinhos.
"Maestro di San Francesco" 
Na superior, eram sobretudo os frescos de Giotto (1297): as paredes cheias de frescos com a lenda da vida de São Francisco, nos seus tons de azul, rosa, cinzento e vermelho.


algumas imagens da "Legenda di San Francesco", de Giotto 
Voltando a James Mason, o actor estava ali presente para as filmagens do filme “Assisi Underground” (fui ver à internet, claro!), filme escrito e realizado, em 1985, por Alexander Ramati, nascido em Brest (Belarus), judeu de origem polaca.
Pretendeu focar a atenção sobre aqueles que, durante a ocupação alemã - e dentro da Igreja Católica italiana-, tinham lutado para proteger os judeus e evitar a sua deportação para os campos. 

Em 1943, o frade franciscano, Rufino Niccacci é encarregado pelo bispo de Assis, Giueseppe Placido Nicolini (impersonado por James Mason), que fora monge beneditino, para salvar os judeus dos Nazis e lhes dar guarida na Basílica.
Outros actores bons estariam por lá pois, no elenco, havia actores como Maximilien Schell, Irene Pappas e outros. Mas a esses não pedi autógrafo... talvez porque não os vi no restaurante.



3 comentários:

  1. É giro encontrar coisas assim dentro dos livros...ainda por cima com uma história interessante por trás.
    E as imagens das pinturas são todas lindas!

    Um beijinho grande e um bom domingo:)

    ResponderEliminar
  2. Tinha saudades de vir, é um prazer a que não renuncio. Ainda por cima encontrei-me com Giotto, Cimabue y outros que injustamente ficaram sem nome.
    Quero ir a Assis!
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Há sempre boas surpresas dentro dos livros.
    Aqui teve a superior graça de se encontrar com James Mason.
    Gostava muito de ir a Assis pois não conheço.
    Uma história deliciosa.
    Beijinho.:))

    ResponderEliminar