quinta-feira, 18 de junho de 2015

Pombos, Ratinhos e companhia: Voar sim, mas como?


Tenho andado chocada com a atitude dos pombos hóspedes da minha varanda. Bem me tinha dito o Ratinho, há dias:
- Olha que eles já não querem saber dos filhos. Não dão de comer com a mesma vontade… Lembras-te quando eram bébés e a mãe não os largava? Já não é assim.
- Sim, retorquiu o Ouricinho, dantes davam-lhes a comida no biquinho! Agora afastam-nos.
- Talvez a mãe esteja cansada deles. Estão crescidinhos. Comem muito…
Agora era a Gatinha japonesa a dar a sua opinião. Julguei que eram ciúmes dos meus amigos, com o que já conto sempre. E a varanda era só deles...

Decidi, pois, observar o que se passa na varanda.  Reparar com mais atenção na família Pigeon. E desconfiei de que alguma coisa se passa de estranho: a mãe-pomba tem andado a procurar um sítio tranquilo e senta-se lá. 
Arrulha, muda de sítio, vai procurar poiso num  vaso comprido sem plantas. Como se andasse a fazer um ninho outra vez!

Perguntei a mim mesma: “Será que vai pôr mais ovos?” E senti-me desconfortável, como diz a minha amiga Valéria às vezes.

Mais pombos por aqui? Mais sujidade? Mais ibiscos estragados? De facto, tive de deitar fora o meu ibisco amarelo que era lindo! Será a vez da anémona cor de lilás?
Será que vai aparecer um ovinho de repente num canto qualquer da varanda? Espreitei, espreitei, girei os vasos, pu-los em sítios diferentes: não quero mais ovos! Porque não posso tomar conta de várias famílias!
E os filhos? Lá estavam os dois pombinhos, aconchegadinhos um ao outro, escondidos, crescidos de facto, pois estão quase do tamanho dos pais! Já os confundo todos!

E confesso que fiquei chocada! Então estes filhinhos ainda não sabem voar, e não os ensinam? O que vai ser o futuro deles - se não sabem voar? Que inconsciência! Então deixam os filhotes sozinhos, não os ensinam a comer nem a andar. Comem-lhes a comida e não os alimentam? Ah! e já estão a preparar-se para ter mais ovos e, logo, mais filhos?! 

E eu que ia todos os dias a ver se  tinham comido bem na rua e a trazer-lhes mais arroz, cevadinha, sementes de sésamo, até aveia? E a mudar-lhes a água...
Talvez seja injusta, mas julgava que a mãe Natureza sabia tudo e tudo previa. E, afinal, ficam por aqui -desprevenidos e ignorantes - e os pais só aparecem para comer? Serão irresponsáveis?

O Ratinho há pouco, vendo-me indignada, disse:
- Estás aborrecida. Só te dão maçadas, coitada!... 

E o Ouricinho acrescentou:
- Bem podiam ser como o passarinho negro esse nunca te aborreceu! Está calado, não pede comida e trata dele!
Toda a manhã têm andado os três na conversa com o passarinho preto...
Não, não quero mais pombos por aqui. A Pousada do Pombal vai fechar para férias. 
"Voem, meus pombinhos depressa!", disse-lhes hoje à tarde. "Sejam fortes!" 

 E pensava, entretanto: "Aqui é que não voltam a parar mais pombos..."
Chocados, caros amigos? E quem ensina os pombinhos a voar? Eu? Sinto-me pesada para esses voos. Além disso, moro num 4º andar! Alguém me ajuda? Quem sabe como se ensina um pombinho a voar?
Últimas notícias do fim do dia! Como resposta à minha ansiedade, à tardinha, eles correram com os pais. Estavam a comer o que eu lhes pus no pratinho e os pombos grandes vieram e queriam comer tudo. ~

Então, o mais crescido dos pombinhos piou com tanta força que o pequenino veio espreitar- e correram com os pais irresponsáveis para a varanda do lado. 



Ri-me a bom rir. "Oh! Esta adolescência rebelde! Talvez voem depressa, quem sabe?"

3 comentários:

  1. Pois é! Está aí a braços com rebeldia adolescente...ah!ah!ah!

    Sabe que eu fui espreitar na wikipédia e parece que os pombos só ficam com os pais 32 dias, depois disso, eles começam a ver de outro sítio para voltar a por ovos.

    Se calhar os pombos filhotes já estão mesmo preparados para começar a ser independentes.

    Acha muita piada à "Família Pigeon" e à "Pousada do Pombal"!!...pois é, corre o risco da Pousada começar a ser cada vez mais procurada!

    Claro que escusado será dizer que adorei mais esta história!

    Ficamos à espera do epílogo!

    Um beijinho grande:)

    ResponderEliminar
  2. Que delicia. Voar, partir é o lema da vida.

    Neste momento em que tenho tido excesso de trabalho bem queria parti e voar como os seus pombinhos.

    Aforei esta aventura/história da sua varanda.
    Beijinhos e saudades. :))

    ResponderEliminar