quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Avishai Cohen- Em directo do Festival Jazz Pulsation, em Nice.




Estive a ver - e a ouvir...- há pouco, na TV/Mezzo, um belo concerto de Jazz, de Avishai Cohen (Festival de Nancy -Jazz Pulsation). Bela execução do “baixo” (contrabaixo?), israelita. Com o seu Trio of Strings.


Canções suaves, também, como a “lullaby” cantada em hebraico e cuja letra é tirada de um poema de Nathan Alterman (Hebrew Songs)


Depois cantou ‘Morenica’, em ladino (*). Antes, diz: “é uma canção dos tempos em que cristãos, muçulmanos e judeus viviam num mundo em que havia Paz.” 

Era o Século de Ouro na Península Ibérica. Antes dos bárbaros -que os houve sempre- chegarem. Hoje como ontem!

Por parte da mãe, as raízes de Avishai vêm da Espanha, do Sefarad, e conta ele que cresceu, a ouvir esta canção, que a mãe ia cantando pela casa.

Ouçam Avishai !

(*) O ladino era uma língua romance derivada do Espanhol antigo: das línguas de Aragão, do castelhano,  e Astúrias-Leão, de Portugale da língua moçárabe. Incluía vocábulos do hebraico Originalmente falada nos antigos territórios do Império Otomano (Balcãs, Turquia, Médio-Oriente e Norte de África como também em França, Holanda, Marrocos e Itália e Reino Unido. Falada em inúmeros países, era a língua da minoria sefardita. Enriqueceu-se com vocábulos do turco, das línguas semitas como o aramaico, o hebraico e  do árabe.





3 comentários:

  1. Gosto! Só ouvi um bocadinho...

    Um beijinho grande e um bom fim-de-semana. Por aqui tem estado mais fresquinho e sabe bem. Este ano o Verão tem sido, todo ele, muito quente :)

    ResponderEliminar
  2. ~~~
    ~ Ouvi por fases...

    ~ Boa música, muito agradável, com trechos emocionantes.

    ~~~ Bom fim de semana, MJ. ~~~
    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  3. Também vi o concerto que refere, com muito agrado. Sintonizo o Mezzo pela boa música, quer a clássica quer o jazz.
    A infomaçao que a MJ disponibiliza habitualmente nos seus postes é preciosa: um verdadeiro serviço público. Não se fica pelo tema musical.
    Obrigado pela visita à minha janelinha.

    ResponderEliminar