quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Passaram 60 anos sobre a morte de um ídolo: James Dean


James Byron Dean nasceu na Indiana, em Marion, a 8 de Fevereiro de 1931. Actor que morreu jovem, com apenas 24 anos, num desastre com o seu automóvel de corridas. Um Porsche 550 Spyder descapotável


Era o dia 30 de Setembro de 1955. Estava numa auto-estrada perto de Cholame, na Califórnia. Teria entrado na estrada em sentido contrário. Fractura da coluna e hemorragias internas. Morre pouco depois, a caminho do hospital. 
Contou o mecânico que viajou com ele na ambulância que o ouviu "gemer como uma criança que chama pela mãe, ou como um homem que encontrou Deus". Estas são palavras cuja veracidade não se pode confirmar. Mas quem sabe o que ele viu nesse momento? 

Apagara-se o “sopro” que o mantivera vivo. Era um jovem insatisfeito que desafiava a vida constantemente. 

Entra no filme de Nicholas Ray, “Rebel without a cause”, personificando a juventude rebelde, inconformista, angustiada, infeliz daqueles anos. 

Ou de sempre? O filme chamou-se Fúria de Viver, em português. Falava do mal-estar de certa juventude, da incompreensão, da relação difícil com os adultos. Da inconsciência, da violência latente da adolescência tardia.
Ali, contracenou com Natalie Wood e Sal Mineo. Todos eles vão ter uma morte trágica. 

Natalie (nascida em 20 de Julho de 1938) morre, muitos anos mais tarde, em 29 de Novembro de 1981, afogada, enquanto viajava com o marido e um amigo no próprio iate. Nunca se conheceram bem as causas da sua morte. Sabe-se apenas que tinham todos bebido muito.

Sal Mineo, nascido a 10 de Janeiro 1930, no Bronx, filho de emigrantes da Sicília, continua a sua vida de actor até 1976 quando, na noite de 12 de Fevereiro, é atacado apunhalado mortalmente por um desconhecido. 
James Dean, Natalie Wood e Sal Mineo

Por curiosidade, vi que John Lennon ofereceu dinheiro a quem informe sobre o assassino de Mineo. Que acabou por ser condenado em 1979 a prisão perpétua.
John Lennon e os Beatles, chegada a Nova Iorque


Digo por curiosidade, porque, em 1980, com 40 anos, John Lennon é assassinado por um fanático.

Em 1954, quando James Dean é convidado para o papel principal de “A Leste do Paraíso”, de Elia Kazan, tirado do livro de John Steinbeck, assina simultaneamente um contrato segundo o qual não poderá guiar carros de corrida.  

Um ano mais tarde morre num carro de corrida… Há sessenta anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário