quinta-feira, 21 de abril de 2016

Charlotte Brontë nasceu há 200 anos!

Charlotte Brontë nasceu em 21 de Abril de 1816 em Thorton, no Yorkshire. E morreu em 31 de Março de 1855. 
Muitas biografias já saíram sobre esta mulher fora do vulgar e muitas vão saindo e sempre algo de novo aparece, sobretudo neste ano que vai ser o do bicentenário do nascimento da autora. 




Os livros de Charlotte Brontë foram -e estão- a ser reeditados por todo o mundo e prepara-se uma homenagem. Espero!
Inútil explicar quem era esta escritora e a sua importância na literatura de todos os tempos!
A literatura e o escrever atraiu, desde a quase-infância, a adolescência e juventude, os 4 irmãos Brontë. Chegadas à idade adulta, Charlotte, Emily e Anne escrevem livros que ficaram para sempre.


Charlotte começou muito cedo a 'história' de um reino imaginário, a que chamou Angria, suas gentes e aventuras e lutas. O irmão Branwell acompanhou-a nessa escrita. 
desenho de Branwell Brontë

'Histórias byronianas', chamam-lhes hoje. Por seu lado, Emily e Anne escreviam artigos e poemas sobre Gondal, o país que tinham inventado. Ainda existem os manuscritos destas 'sagas' sem fim, livrinhos miniatura, que há pouco tempo foram vendidos em leilão.
Editorial Inquérito

Charlotte escreveu vários livros. Destacam-se Jane Eyre, Villette, O Professor, Shirley e outros.


O romance Jane Eyre, de 1847, sai em português, em 1941, na Editorial Inquérito, com o nome de A paixão de Jane Eyre:  tradução de João Gaspar Simões e Mécia. 
                                        edição de 'Jane Eyre', no Brasil

Como Jane Austen -que a precedeu- a escritora fala com simplicidade das coisas 'normais' da vida: amor, sofrimento, morte. Dizia às irmãs que a sua heroína era “simples, e pequena como eu própria  e poderá ser tão interessante como as vossas próprias

Livraria Europa-América

Mais tarde é aproveitada pela Livraria Europa-América, pela Difel, na edição de 2004, e pela editora Relógio d’ Água, em 2011.
Relógio d’ Água

Lembro-me muito bem de outra editora, onde li o romance, a Romano Torres (O Grande Amor de Jane Eyre, 1956) onde encontrei os melhores romances da minha vida. Adaptados? Completos? Sei que me abriram a literatura do mundo inteiro!


 edição bilingue, no Brasil

Tinha casado no ano anterior e estava grávida. A gravidez passou-a muito mal e morreu ela e o filho que ia nascer. 
Por desidratação devido aos vómitos constantes? Foi tuberculose? Há quem fale de febre tifóide - que teria contraído através da velha empregada da casa dos Brontë, que morreu pouco antes dela. Charlotte tinha 38 anos. Todos os irmãos tinham já morrido, todos muito jovens.

Está enterrada na Igreja de Saint Michael and All Angels, com as irmãs ~Emily e Anne e o irmão Branwell.


Em Londres, na Abadia de Westminster, no chamado “Canto dos Poetas”, está uma lápide assinalando o nome das irmãs Brontë. 

Vi esse local impressionante, onde estão "vivos" tantos nomes da Literatura Inglesa. 

E, pela mesma altura, há uns 5 anos, entretive-me a passear pelo lindíssimo cemitério de Old Brompton -onde não conheço ninguém ali enterrado, é certo, mas seria um sítio bem belo para repousar! Com os seus melros a saltitar e os esquilos que vêm pedir avelãs...
o maravilhoso cemitério de Old Brompton, em Londres


4 comentários:

  1. Capas tão bonitas!
    Tenho alguns livros delas. Publicados em português, não me deve faltar nenhum.

    Gostei muito do post:)
    Um beijinho grande:)

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito e fiquei com pena e admirada quando, de repente,(pareceu-me assim...) o texto acabou, "com os seus melros a saltitar e os esquilos a pedir avelãs..." O romance Jane Eyre tem-me acompanhado sempre, toda a minha vida até agora, e de vez em quando ando a folhe-á-lo...Quando o li pela 1ª vez, pensei até que gostava de me chamar Jane Eyre ... beijinhos, Mamé

    ResponderEliminar
  3. Histórias adoráveis de ler, incluindo os filmes. O post é ótimo, como sempre. Um abraço.

    ResponderEliminar