sábado, 23 de julho de 2016

O Ratinho e o Ouricinho recebem visitas! E que visitas!

Aconteceu, é verdade: chegaram uns visitantes de longe. E, de repente, o Ratinho descobriu em frente dele um rival, um concorrente, uma personalidade forte. 
Nem mais nem menos do que o Rei Leão! Eu, pelo menos, chamei-lhe assim.
no 'ferry' para Caen (foto de DLC)

Veio no ferry de Southampton, à procura da Europa que não conhecia. Sim, porque -como sabemos- a Inglaterra é uma ilha, um país, um 'continente' diferente dos outros. E a Europa que está do lado de lá do Canal da Mancha é outra realidade longínqua!

Chegou aqui a casa o leãozinho e instalou-se. Outros amigos vieram vê-lo, cheios de curiosidade e a casa encheu-se de gente. No dia seguinte, vinda dos mares do Norte e das neves do Árctico, veio a foca branca, a ‘diva’, que encantou o Ouricinho, incurável romântico! E o Leão da Selva divertia-se a ver tantos amigos desconhecidos.

O Ratinho Poeta investiga, espreita-o de todos os lados. Observa-o. E ouve! O Ouricinho, esse, entregou-se ao seu entusiasmo natural e gostou dele assim que o viu.

- Tu já viste, ó Ratinho? O Rei da Selva! E está cá na nossa casa!
O Ratinho não responde, meditativo. O Leão vai procurando o seu lugar. Delicado e felino (ou são só os tigres e os gatos que se chamam ‘felinos’?), seduz, sorri. 
A gatinha japonesa já não o larga e o Pinguim, que só costuma aparecer no Natal, apareceu por aí e  anda a ver tudo.
O Ratinho sente o seu lugar de ‘patrãozinho’ ameaçado. E, além disso, ele é um ciumento danado!
no 'ferry' (foto de DLC)

- O que veio cá fazer o Pinguim, ó Jana? Também veio no 'ferry'? O Natal ainda vem longe e ele nem se dá nada bem com o Verão.
Eu calo-me. Percebo tudo o que vai dentro daquela alminha. O “seu” espaço, as “suas” opiniões definitivas – tudo vai ser posto em questão? Está preocupado. O Ratinho era o nosso “chefe”!
- Talvez esteja farto do frio e da neve…, disse eu a medo, para não o susceptibilizar.
Mas acho que o Pinguim soube da chegada do Leão e veio espreitar como era um leão da selva, da África, do calor tórrido, das florestas. O filme de Walt Disney!
No fundo, é a curiosidade que todos nós sentimos. O Ouricinho não se cansa de olhar, impressionado.
- Viste a cabeleira do Leão?
- Diz-se juba!, corrigiu logo o Ratinho, de má-cara.
- Sim, mas nós não temos juba e ele tem! É linda. E sedosa!
E passou-lhe com a patinha na cabeça. O Leão que é um paz d’alma não disse nada. A gatinha japonesa acrescenta outro elogio:
- Ó Ouricinho, já viste os olhos dele tão ternos?
O Ratinho olha-o de lado, a fingir que está a arrumar uns lápis, e resmunga:
- Tem os olhos estrábicos. Olhem para ele!
- Mentira! É mentira!, grita o Ouricinho. Não sejas mau! Tens má-vontade contra ele. Ele é um Rei.
- Rei de quê? Da selva? Das árvores e dos bichos?, riu-se, cínico, o Ratinho. Viste o filme, não?
- Vi, pois. E nunca ouviste falar do Rei Ricardo Coração de Leão? Era Rei e também era inglês! E tinha um coração de leão. Viste a coincidência?
Rei Ricardo, gravura inglesa (tirada da net)
Virava-se para o amigo, que não percebia como toda aquela defesa do leão o magoava a ele.
- Coração de leão o quê? Era um rei bárbaro esse Ricardo! Mau como as cobras. Matava gente que se fartava.
- Ah, foi?, perguntou o Ouricinho impressionado. Não sabia disso.
- Sim. Não foi lá grande coisa...
Ricardo Coração de Leão e Saladino 
O Ratinho Poeta concedeu:
-  Sim, tem fama. Aquela história de vencer o Saladino e outras coisas mais. 
Eu ria-me, às escondidas, não queria meter-me na conversa. Sei quanto o Ratinho é susceptível no seu suave egocentrismo. Fingi que estava a arranjar as flores.
De facto, plantei há uns tempos batata doce na varanda e estava a admirar as belas folhas de um verde brilhante.
Dizem que faz tanto bem à saúde a batata doce!”

Também tenho cebolinho plantado e uns tomatitos que começaram a espreitar, ainda folhinhas frágeis. Começa a estar bonita a varanda, outra vez. 
Eles, entretanto, iam falando.
- Bem, mas este é sempre o Rei da Selva, continuou o Ouricinho, na sua admiração pelo visitante.
O Leão conversava com a foca branca, toda derretida, e a gatinha japonesa ouvia, atenta. 
Vi o Ouricinho a olhar para a foca branca. Percebi que já não lhe interessava o Rei Leão. Preferia a foca. E pareceu-me que não gostava lá muito que o Leão falasse tanto com ela. 
Pôs-se a olhá-la, com espanto e interesse. E exclamou:
- Parece uma lady! Que lindo vestido de veludo que ela traz. Não é lindo?
Aí, o Ratinho não resistiu e disse:
- Ó Ouricinho! Tu és um ingénuo! Nem ela é uma “lady”, nem o Leão é o rei da selva!
- Não é uma lady? E ele não é o Rei da Selva?, desconfiou o Ouricinho. Essa é boa! E tu como sabes?
- Mesmo que fosse… Mesmo que fosse o Rei da Selva, isto aqui em casa não é nenhuma selva. Por isso…
- Por isso o quê?!
- Por isso aqui ele não manda nada!
Pronto! O Ratinho tinha deitado cá para fora o que o preocupava: a sua raiva, o seu medo de o leãozinho recém-chegado lhe ocupar o lugar. Tirar-lhe o poder. Ou a admiração de todos!
Olhou para mim, receoso, à espera de confirmação.
- Pois não, pois não! Aqui todos mandamos um bocadinho –disse eu.
O Ratinho respondeu, mais descansado:
- Claro! Isto aqui é uma Democracia!
Acrescentou:
- Uma democracia a sério! Já chega aquele safado do Erdogan, falso democrata, tirano e ditador, que diz ser um democrata!
O nosso Ouricinho largou a foca e virou-se para nós: queria saber tudo, como sempre.
- Quem é esse, ó Ratinho?
- O Turco que quer ser sultão!, respondeu-lhe ele. 
 A estragar todo o trabalho  do Ataturk!
Não aguentei e confesso que desatei às gargalhadas. É que não gosto nada do Erdogan! 
O Ouricinho, esse sentimental, desinteressara-se da política e já estava a namorar outra vez com a foca branca! 
- Deliciosa, não é? - perguntou-me, embevecido. Uma  sereiazinha doce e encantadora. Pelo menos eu cá acho!
"Sim, e bem convencida do seu encanto fatal", pensei, mas não lho disse. Para quê fazer sofrer o Ouricinho apaixonado?
- Eu também acho. É linda!
Pensei na gatinha japonesa. Inclinei-me  e murmurei baixinho:
- Olha que a gatinha japonesa está triste e sozinha.
- Não está, não! 
A gatinha japonesa a conversar com o leão da selva, que é um gentleman. Este Rei Leão é um santo! É a paz do mundo! Uma simpatia! Não quer maçadas e gosta de todos. Até o Ratinho já está de conversa com ele!
O Ratinho tem um ar malandro e superior. Afinal ele continuava a ser o Mestre! Diria mesmo, um Sultão! Mas... a sério, como o Suleimão!

8 comentários:

  1. Espectáculo!!

    Então há dois inquilinos novos aí em casa? As histórias prometem! Confesso que simpatizei imenso com esse leãozinho, mas a foca também me parece interessante!

    Agora há uma coisa importante: o Ratinho e o Ouricinho são, continuam "os" especiais! O lugar deles ninguém lhes tira!!

    Adorei, mais esta história com ficção, mas com muita realidade.
    E vai ser giro encontrar de novo o leãozinho nas próximas histórias! Pronto, reconheço: pela minha parte fiquei mais fã do leãozinho que da foca!

    As fotos estão todas giras, mas a quinta a contar de cima...está o máximo! Parecem todos muito embrenhados na conversa.

    A varanda está linda:)

    ADOREI tudo!

    Um beijinho grande, um bom fim-de-semana:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Isabel, a família dos amigos aumenta! Novas aventuras se perfilam no horizonte! Bom domingo!

      Eliminar
  2. Saudações Mrs. Falcão além dos mares de minha amada terra. Receba meus sinceros votos de felicidades e parabéns pelo blog e suas didática, informação e conhecimentos. Gostos similares, deixo esse endereço da 7 arte clássica e apanhado de informações do gênero: http://articlesfilmesantigosclub.blogspot.com.br/ Leitura obrigatória pra que gosta de filmes. Uma fez mais meu coração caminha contigo. Mr. Butterfly

    ResponderEliminar
  3. Fez-me sorrir divertida, a personagem mais interessante da história: TU...

    ResponderEliminar
  4. ora bem! vivam as fábulas modernas!
    imaginação aos molhos, por aqui.

    ResponderEliminar
  5. MJ isso ai em casa é uma verdadeira animação =)
    Beijinhos desde o Alentejo de um SolPerdido e uma Orquidea. Um abraço para o Manuel.

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito destes textos com o ratinho e companhia :)
    eles parecem-me tão reais quando estou a ler :)
    um beijinho

    ResponderEliminar