quarta-feira, 23 de agosto de 2017

O compositor Ryuichi Sakamoto e a beleza do seu último álbum, "azinc"...

Nascido em 17 de Janeiro de 1952, em Nakano, é um compositor, actor, produtor e músico. Vive entre Nova Iorque e Tóquio. Estudou na Universidade Nacional de Tóquio, onde se licenciou em “Composição”, pondo grande ênfase na música electrónica e étnica. 

O seu primeiro disco foi gravado em 1978, muito jovem. Inclui canções famosas hoje, como “Thousand Knives" e "The End of Asia”.
Yellow Magic Orchestra, Londres 2000

Nesse ano, começa a fazer parte da orquestra Yellow Magic Orchestra, com Haruomi “Harry” Hosonoe e Yukihiro Takahashi.

Como actor, entrou no filme Merry Christmas Mr. Lawrence - de que compôs igualmente a banda sonora- do realizador japonês Nagisha Oshima, em 1983, com David Bowie.



Compõe outras bandas musicais de filmes, como “O Último Imperador" (1987), de Bernardo Bertolucci e “O Pequeno Buda” (1993) também de Bertolucci. Um ano antes, escrevera a música de “Tacones Lejanos” (1992), de Pedro Almodóvar.

...

Ryuichi Sakamoto, 2017

Em 2017, depois de oito anos de luta com um cancro da garganta, o compositor japonês publicou em Abril do ano passado um novo álbum, intitulado “azinc”, com músicas de grande suavidade e beleza. O seu primeiro álbum em “solo”.

Diz um crítico musical, “Ambiente de repouso de convalescença vem-nos à ideia ao ouvir “azinc”, o 16º álbum de de Ryuichi Sakamoto. Em Junho de 2014, foi diagnosticado ao legendário compositor japonês um cancro na laringe. 

Seguiu-se um tratamento de radioterapia rigoroso para o combater. Três anos mais tarde, Sakamoto regressa com este álbum em que sentimos, em cada som,  a ideia da mortalidade do ser.

Como não pensar na mortalidade do ser associada à filosofia budista da impermanência? O melhor, no entanto, é tentar ouvir as músicas deste novo CD.

É uma pequena maravilha que traz dentro a espiritualidade e a efemeridade de cada coisa vivida.

OUVIR:
"fullmoon":
ubi”

andata

1 comentário:

  1. Gosto muito da música de Merry Chrismas Mr Lawrence. Não conheço o novo álbum. Ele é um artista polifacético e um pouco "extravagante". Colaborou nos JJoo de Barcelona com o tema El Mar Mediterraneo. Que o desfrutes! Beijinho

    ResponderEliminar